A primeira fábrica de sampling de materiais, para detetar quantidades de metais, em Espanha foi inaugurada a 22 de abril pelo GRUPO LIMATEX em colaboração com a DOWA METALS & MINING.

O evento foi aberto pelo Presidente da DOWA METALS & MINING e pelo diretor geral da LIMATEX EUROPE.

No passado dia 22 de abril, o Grupo Limatex inaugurou as suas novas instalações no Polo Industrial Aimayr, em San Martin de la Vega (Madrid), para assim dispor do processo completo de tratamento dos catalisadores até sua valorização final.

Na inauguração participaram vários representantes de empresas do sector, tanto espanholas como estrangeiras, que tiveram a oportunidade de ver a linha completa em funcionamento.

O Grupo Limatex é uma empresa líder na reciclagem profissional de catalisadores em Espanha e uma referência para empresas e profissionais da reciclagem e sucata automóvel a nível nacional e europeu.

Com fornecedores em vários países europeus e do Norte de África, com mais de 500 clientes entre Espanha, Portugal, França e Itália, gerem catalisadores perigosos e não perigosos, através de vários processos, garantindo sempre o mais rigoroso cumprimento de todos os procedimentos e requisitos definidos.

“Para além da gestão dos metais gerados na reciclagem dos catalisadores, também recolhemos e armazenamos outros metais ferrosos e não ferrosos para posterior valorização. E, aproveitando a grande experiência na recuperação de metais preciosos, fazemos a gestão de outros resíduos que os contenham, entre outros equipamentos descartados”, explica Valentin, Diretor Geral do Grupo.

Uma união que multiplica: Limatex e Dowa

A Limatex tem escritórios em Málaga e fábricas operacionais em Madrid e Montpellier. A sua equipa aposta numa reciclagem altamente especializada, o que há vários anos lhe permite obter grande êxito no mercado nacional e internacional.

“Nosso trabalho se concentra no transporte, tratamento, armazenamento e aproveitamento de resíduos contendo metais nobres, com especial ênfase na reciclagem de catalisadores”, comenta Virgínia, Administradora do Grupo.

Os catalisadores são submetidos a tratamentos intermédios até à valorização final dos metais preciosos contidos em seu interior. Esta última parte do processo é realizada graças à aliança com o grupo japonês Dowa Metals & Mining Co., LTD, Rare Metal Business Unit.

A Dowa foi fundada em 1884 como uma empresa de mineração e fundição. Desde a sua fundação, a Dowa desenvolveu as suas operações em várias direções de acordo com os tempos de mudança, a ponto de forjar uma estrutura de negócios única orientada para a reciclagem, composta por cinco operações principais.

“A Dowa oferece seus serviços com o compromisso de construir uma sociedade sustentável com a missão de contribuir para a criação de uma sociedade próspera e orientada para a reciclagem por meio de atividades comerciais em todo o mundo.
O Dowa Group está a expandir as suas operações em vários campos e regiões em crescimento, fortalecendo continuamente as suas bases comerciais ao investir agressivamente os recursos de gestão sob as políticas básicas descritas no plano de expansão de negócios em mercados em crescimento e aumentando a competitividade das operações existentes.» comenta Tsuyoshi Matsumoto, representante do Grupo Dowa em Espanha.

As novas instalações contam com as mais modernas tecnologias para análise da concentração de metais preciosos contidos no pó de catalisadores triturados.

Isto implicará ter um processo completo de gestão destes resíduos que reduzirá consideravelmente os tempos de fecho do ciclo de reciclagem, sendo positivo tanto para o ambiente como economicamente para os gestores que verão reduzidos os prazos de cobrança.

Comparta esta noticia

Seguir leyendo

Noticias relacionadas